quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ecolojovem – Os Verdes assinala o Dia Mundial da Terra




O Dia Mundial da Terra celebra-se a 22 de Abril e foi criado em 1970, com o objetivo de alertar e consciencializar para a proteção do Planeta, utilização e gestão dos recursos naturais e educação ambiental.
Por ser um dia importante, do ponto de vista ecológico e de preservação dos recursos naturais, os Jovens Ecologistas, juntamente com o Coletivo de Setúbal do Partido Ecologista, irão assinalar esta data no dia 23 de Abril, de manhã, na Serra da Arrábida.

Com esta iniciativa, os Jovens Ecologistas pretendem dar relevância à importância do nosso planeta, o único que temos. Cada vez mais deve ser preocupação de todos nós o facto de a Natureza não ser conservada pela sua riqueza intrínseca, como deveria, mas apenas quando é fonte de lucro. A investigação feita na área das alterações climáticas e os impactes ambientais de diversos setores da sociedade é vista como uma fonte de despesa e não como um investimento na qualidade de vida das pessoas, na saúde pública e no próprio Planeta.

É entendimento da Ecolojovem – Os Verdes que é necessário chamar a sociedade para o debate público sobre estas questões, sendo que o que já existe revela-se insuficiente para a tomada de medidas concretas sobre um problema emergente e com elevados impactos não só na espécie humana, mas também em todas as outras espécies que habitam o nosso planeta, com especial ênfase em espécies com menores capacidades de adaptação, ou com menor abrangência global.

Assim, os Jovens Ecologistas convidam todos a que os acompanhem nesta manhã de aprendizagem, que irá permitir conhecer um pouco mais a biodiversidade no nosso território, nomeadamente a da Serra da Arrábida, e estar em contacto com a Natureza.

Programa:

23 de abril, sábado.
9h30 – Percurso Serra da Arrábida*
11h30 – Visita ao Centro de Setúbal, com contacto com a população e distribuição de documentos
13h00 ¬ Piquenique, no Jardim da Beira-Mar, em Setúbal

* Percurso condicionada às condições climatéricas e em local a confirmar

A Ecolojovem “Os Verdes”
O contacto do Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213919 642 - F: 213 917 424)
-  imprensa.verdes@osverdes.pt)
www.osverdes.pt
19 de abril de 2016

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Almada - Os Verdes questionam o Governo sobre a necessidade da conclusão das obras de requalificação da Escola Secundária do Monte da Caparica


A Deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através doMinistério da Educação, sobre a necessidade urgente de conclusão das obras na Escola Secundária do Monte da Caparica, iniciadas em 2010, que estão a levar ao seu anormal funcionamento, lesivo da boa aprendizagem dos seus alunos e dascondições de trabalho dos professores e de todos os restantes profissionais.

Pergunta:

Em outubro de 2010, a Escola Secundária do Monte da Caparica foi sujeita a uma intervenção da Parque Escolar. Esta empreitada estava prevista realizar-se em duas fases, sendo que se previa que a 1ª fase estaria concluída em maio de 2011, e a 2ª fase até dezembro de 2012. Ao fim de 5 anos e mais alguns meses, a 1ª fase da obra está por concluir.
Devido a esta situação, a Escola Secundária do Monte da Caparica, depara-se diariamente com um funcionamento extremamente anormal, lesivo da boa aprendizagem dos seus alunos e das condições de trabalho dos professores e de todos os restantes profissionais. A qualidade do ensino e o funcionamento desta escola são diariamente postos em causa, quando os alunos e professores têm aulas em contentores há mais de 5 anos.
Todos os dias a comunidade escolar pode ver os dois blocos que foram intervencionados, novos, em estado quase acabado, mas vedados no seu acesso, pois não se encontram totalmente concluídos. O que se tem verificado é que, com o passar do tempo, estes já se encontram com a sua construção algo degradada, o que irá comportar, sem dúvida, custos acrescidos, quando a obra for retomada, confirmando-se uma situação grave de desperdício de dinheiros públicos. A comunidade escolar tem empreendido várias ações de protesto e de exigência do reinício urgente das obras, devido à situação em que se encontram as instalações da Escola Secundária do Monte da Caparica.
Apesar de todas as promessas do anterior governo, a toda a comunidade educativa, a verdade é que os contentores continuam a ser o local das aulas, que se desenrolam sem as mínimas condições exigíveis.
Por fim, mas decerto não menos importante, referir que esta situação está não só a pôr em causa as mais elementares condições de aprendizagem dos alunos, mas também a segurança de toda a comunidade escolar. É um exemplo concreto de deterioração das condições da escola pública, que, no caso deste estabelecimento de ensino, tem vindo a contribuir também para uma perda acentuada do número de alunos inscritos.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Senhor Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Educação me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1.Está o Ministério consciente da forma como funciona a Escola Secundária do Monte da Caparica, onde as aulas acontecem, há mais de 5 anos, em contentores?
2.Para quando estão previstos o reinício e a conclusão total das obras de requalificação da escola?
3.Qual a lista de escolas, ao nível nacional, que se encontram com intervenções derequalificação da Parque Escolar não concluídas?
4.De entre essas escolas, a Escola Secundária do Monte da Caparica é considerada prioritária, ou não? Porquê? 

O Grupo Parlamentar Os Verdes 
O Gabinete de Imprensa de Os Verdes
T: 213 919 642 - F: 213 917 424 – TM: 910 836 123 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt
7 de abril de 2016