terça-feira, 13 de abril de 2010

CENTRO DE SAÚDE DO MONTIJO - “OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE FALTA DE MÉDICOS


O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o Centro de Saúde do Montijo, concelho onde 36% da população não tem médico de família.

No concelho do Montijo, 36% da população não tem médico de família. Trata-se de uma situação que tem vindo a agravar-se de ano para ano sem que o Ministério da Saúde tome medidas para minimizar este problema, que tende a agravar-se, uma vez que a saída de médicos do Centro de Saúde de Montijo tem sido uma constante, mais grave ainda se tivermos em conta que estão previstas mais saídas a curto prazo.

Face a esta situação, os utentes são obrigados a deslocarem-se de madrugada, engrossando as longas filas, no intuito de marcar uma simples consulta, que na maioria dos casos, só é conseguida para várias semanas depois, com todos os prejuízos que isso acarreta para os utentes.
Este problema não se circunscreve apenas ao Concelho de Montijo, mas a vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, sendo que o Montijo é de todos eles, aquele onde o problema é mais sentido, porque apresenta uma dimensão mais preocupante.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde, me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Que motivos têm justificado, na perspectiva do Ministério da Saúde, o adiamento da resolução da falta de médicos de família no Concelho do Montijo?

2. Que medidas ponderam esse Ministério tomar, com vista à sua resolução?

Sem comentários:

Enviar um comentário