sábado, 14 de novembro de 2020

Plenário Concelhio de Eleitos e Quadros da CDU - Intervenção de Victor Cavaco, membro da Comissão Executiva Nacional do PEV

Caros amigos

Em primeiro lugar e em nome do Partido Ecologista Os Verdes quero saudar os companheiros que connosco dão corpo à coligação democrática unitária, o PCP e a ID e muitos independentes que connosco partilham este amplo espaço de intervenção política.

Sem dúvida uma força fundamental na defesa do poder local democrático.

Poder Local este, nascido da revolução de abril e um pilar estruturante para o exercício da democracia participativa

Pois o Poder Local é aquele que está mais próximo dos cidadãos

É aquele que mais de perto lida com os seus problemas e mais próximo lhes consegue dar resposta. 

Seja no apoio social, seja na qualidade do ambiente urbano ou rural, seja na cultura e no desporto, seja na luta e na reivindicação de direitos fundamentais como a saúde, educação, emprego e habitação.

O Poder Local é também aquele que melhor acolhe o Princípio Ecologista: 

“Pensar Global, Agir Local”

No Concelho de Almada Temos o privilégio de ser brindados com uma frente ribeirinha de excelência.

Temos uma relação privilegiada com a capital do país, mas preservamos a nossa entidade própria. 

Temos uma frente de praias e um património Natural riquíssimo que tem de ser preservado e protegido e não alvo de operações cosméticas que em nada contribuem para a resolução dos problemas, mas sim aceleram a sua degradação, como aconteceu com a intervenção na Fonte da Telha.

A importância de preservar os espaços naturais e as áreas protegidas como potenciadores de biodiversidade é cada vez mais urgente, por serem agentes fundamentais por exemplo, na luta contra pandemias mas também pelo seu papel no combate às alterações climáticas e pela mitigação dos seus efeitos, 

E neste campo  a estrutura da Arriba Fóssil e a frente Atlântica da Costa e Fonte da Telha são essenciais.

O Nosso Concelho é de facto rico em Natureza, Cultura e Vivência e o Parque da Paz, uma realização ímpar da gestão CDU é disso exemplo.

Este pulmão verde do Concelho de inquestionável qualidade é símbolo da importância da defesa dos valores naturais da defesa dos espaços verdes e da árvore em meio urbano.

O Concelho de Almada com a sua posição estratégica e privilegiada não pode ser desligado de uma rede funcional e atrativa de transportes públicos 

Uma rede que tarda em ser melhorada, renovada, ampliada e implantada no terreno.

Tarda, pela falta de vontade dos sucessivos Governos 

Tarda pelas cedências aos interesses privados e privatizadores, de que o atual executivo é grande apologista, demonstrado logo no início de mandato ao apelar à privatização imediata da Transtejo.

De facto a inoperacionalidade, decadente e incompleta rede de transportes no concelho e na península de Setúbal é um dos principais fatores que empurram os cidadãos para a utilização do carro, com todos os prejuízos ambientais que isso acarreta.

Se a redução do custo do passe metropolitano e municipal, conseguida 

pela insistente pressão e trabalho de décadas do PCP e dos Verdes 

terá sido da conquistas e feitos mais importantes em matéria de combate ao fenómeno das Alterações Climáticas, 

Importa efetivar a melhoria da oferta da rede de transportes, fator determinante aqui no nosso concelho.

É inaceitável continuarmos a conviver com o envelhecimento dos Navios da transtejo, os mesmos desde os anos 80, com as suas constantes avarias. Tal como é inceitável a redução dos seus horários, nunca mais repostos.

E é inaceitável a forma como os TST não servem a população de Almada.

E a expansão do metro que nunca mais sai da gaveta. Obra estruturante para a melhoria da qualidade de vida e da mobilidade no concelho.

Exigências da administração central que o atual executivo camarário tem ignorado…

Tal como tem ignorado os apoios fundamentais à cultura e ao desporto, 

Mas mais grave, da falta de respostas concretas, neste período conturbado de pandemia

Importa também por isso resgatar e recuperar Almada e recolocá-la na rota do progresso ao serviço dos cidadãos e envolvendo os cidadãos

Nestes tempos conturbados em que é fundamental unir esforços na luta pela democracia, 

Também na luta contra o ressurgimento de um fascismo adormecido que PSD e CDS tão facilmente deram a mão.

Almada que é símbolo da resistência anti-fascista saberá contribuir para essa Luta para a qual o reforço da CDU é fundamental

Neste tempos de união o Conselho Nacional dos Verdes tomou a decisão de apoiar a candidatura de João Ferreira à presidência da república, da qual Heloísa Apolónia é a sua mandatária Nacional, 

A candidatura que melhor representa os valores da liberdade, da democracia e da valorização social e ambiental, valores conquistados com Abril e que agora, mais que nunca importa defender e enaltecer.

Porque é a candidatura que melhor valoriza o Poder Local Democrático, as suas conquistas e feitos. Porque é candidatura que melhor representa a defesa da nossa soberania face aos processos liberais e capitalistas de desestabilização e destruição do nosso setor produtivo, dos nossos recursos naturais, da nossa cultura e identidade.

Conquista de Abril o Poder Local democrático é o pilar fundamental da participação em democracia livre de todos os cidadãos que partilham o território. 

A CDU é a força que melhor defende e projeta estes valores. Como terceira força política autárquica a nível nacional é o nosso papel contribuir para o aprofundamento do processo democrático.

Todos temos de estar mobilizados para envolver o comum dos cidadãos e não os deixar afastar do processo democrático, 

A democracia é tão mais rica quanto mais participada e mais consciente.

Cabe a cada um de nós promover esse esclarecimento e promover essa mobilização.

Reconquistar Almada é um imperativo não só da CDU mas dos Almadenses.

Os Verdes estarão empenhados nas batalhas que se avizinham

Viva a CDU

Viva o Poder Local Democrático

Viva Almada!!

Sem comentários:

Enviar um comentário