quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O AUMENTO DO IVA SOBRE A ELECTRICIDADE E O GÁS NATURAL VAI CONTRIBUIR PARA MERGULHAR A VIDA DE MUITOS CIDADÃOS NAS TREVAS


O Partido Ecologista “Os Verdes” considera um verdadeiro escândalo o aumento do IVA sobre o consumo da electricidade e do gás natural, de 6% para 23%, anunciado hoje de manhã pelo Ministro das Finanças e que entrará em vigor a partir do próximo mês de Outubro.

Este aumento terá repercussões muito negativas na vida da grande maioria dos consumidores domésticos e também na competitividade e sobrevivência de muitas pequenas e médias empresas.

É importante relembrar que este aumento se soma ao aumento de 3,8% efectuado no inicio deste ano e que, a curto prazo, com a liberalização da tarifa da electricidade, outros aumentos virão.

“Os Verdes” relembram também que o estudo do EUROSTAT, sobre as condições de vida na Europa em 2008, considerava que cerca de 1/3 dos portugueses não tinham capacidade económica para se aquecerem devidamente no Inverno. Uma situação que por certo se irá agravar no próximo Inverno com os aumentos agora decretados e com a situação de fragilidade económica e social em que se encontram numerosas famílias e cidadãos que vivem e trabalham no nosso pais.

Este aumento do IVA agora decretado, foi o expediente mais fácil encontrado, para arrecadar 100 milhões de euros por trimestre, por um Governo cujas “ideias luminosas” vão todas no sentido de proteger os negócios da banca e dos accionistas de grandes empresas, como a EDP, facilitismos que irão contribuir para mergulhar a vida de muitos cidadãos nas trevas.


Sem comentários:

Enviar um comentário