quarta-feira, 22 de maio de 2013

«Os Verdes» na Moita comemoraram 30 anos de Lutas Ecologistas


No dia 18 de Maio «Os Verdes» comemoraram 30 anos de Lutas Ecologistas na Moita.
Muitos foram os militantes e activistas do PEV que se juntaram neste jantar convívio.
O jantar contou com a presença da deputada do PEV, Heloísa Apolónia.








Intervenção de Jorge Taylor, membro do Conselho Nacional do PEV

 Companheiros e amigos,

Em nome da Direcção do Partido Ecologista “Os Verdes”, quero em primeiro lugar agradecer e saudar todos os presentes, militantes, amigos e simpatizantes do PEV.

Agradecer a D. Augusta por permitir mais uma vez que este jantar convívio do PEV se realizasse neste espaço que sempre nos acolheu com amizade.

Os Verdes Comemoram “30 Anos de Lutas Ecologistas”, hoje, é reconhecidamente, um influente partido político português com um vasto e consolidado património de luta.

Ao longo destes 30 anos de existência, os Verdes cresceram e amadureceram mantendo sempre uma estreita proximidade com as populações, com os problemas concretos, num contacto intenso com a realidade do país em que vivemos. E é com base nesta estreita ligação com a população que proponho trazer a este jantar convívio e apresentação do livro “30 Anos de Lutas Ecologistas”, o nosso princípio de Agir Local.

Se numa dimensão nacional do partido, comemoramos “30 Anos de Lutas Ecologistas” numa componente mais localizada, o Concelho da Moita “Comemora 20 Anos de Lutas Ecologistas”, no âmbito do nosso principio de “Agir Local”.

Nestes 20 Anos de Lutas Ecologistas, tocámos em temas, como saúde, neste caso concreto apraz-me imenso dizer que o Debate sobre Sida realizado em 1993, em conjunto com a Associação Juvenil “Ideias Jovens em Movimento”, marcou o início do nosso princípio de Agir Local no Concelho da Moita.
Ainda subordinado a este tema, foi também realizada uma tertúlia sobre “Sexo Sustentável”.

Tocámos, também, em outros temas, designadamente na área da segurança alimentar, das desigualdades sociais e do eco-desenvolvimento, estes últimos com iniciativas intituladas “Conversas à Volta da Mesa”. Alertamos para os perigos de uma eventual privatização do sector da água, tocámos, ainda, em questões relacionadas com a educação, transportes públicos e mobilidade, e por uma sociedade inclusa, estas últimas denominadas de “Tertúlias”.

Promovemos iniciativas de rua como a Marcha pela Água que se traduziu numa prova de cicloturismo e caminhada que terminou numa conferência de imprensa durante um passeio de barco pelo rio Tejo.

Promovemos, também, uma iniciativa subordinada ao tema “A Pedalar e a Caminhar por uma Sociedade Inclusa” que terminou com um piquenique e com uma conferência de imprensa. Por último, realizamos “A Pedalar e a Caminhar por Uma Gestão Pública da Água, que terminou com um almoço de confraternização e uma conferência de imprensa.

MELHOR MOBILIDADE, MELHOR SAÚDE, MELHOR EDUCAÇÃO, MELHOR AMBIENTE, POR UMA SOCIEDADE INCLUSA, POR UMA GESTÃO PÚBLICA DA ÁGUA são exemplos de áreas que têm estado no centro das nossas exigências.

Bem como, termos vindo a reclamar um investimento sério nos transportes públicos, com horários compatíveis entre as diferentes operadoras, menos tempo de espera nas paragens, devido à supressão de carreiras. Promovemos abaixo-assinados sobre esta matéria e manifestamos o nosso desagrado pelos sucessivos aumentos dos preços dos transportes públicos.

Neste jantar convívio quero, ainda referir que se avizinha um novo ciclo eleitoral.

Nesta senda, proponho, também, trazer a este encontro, algumas palavras apenas para sublinhar a importância dos testemunhos dos eleitos da CDU.

Testemunhos que expressam a vivência dos eleitos na Coligação Democrática Unitária.

Bem demonstrativos da motivação e da confiança que caracterizou este mandato não só no concelho da Moita, como também noutros concelhos.

Outra coisa não seria de esperar. Nós temos uma forte razão para termos uma grande confiança, porque sustentamos essa confiança no trabalho que a CDU desenvolveu e no reconhecimento que as populações dão a esse trabalho prosseguido.

Para além disso, os autarcas da CDU, no concelho da Moita e nas suas freguesias, são autarcas reivindicativos, que não deixam por mãos alheias a exigência de investimento necessário para o desenvolvimento do município. Mais e melhores forças de segurança, melhor mobilidade, melhor saúde, melhor educação são exemplos de áreas que têm estado no centro das reivindicações dos nossos autarcas ao Governo, e que outros deixariam certamente ao critério do Governo. Nós não! Sabemos do que a população precisa e queremos prestar o melhor serviço à nossa população.

Na afirmação do projecto ecologista em Portugal, é importante para o PEV, contar com os contributos de todos os eleitos, dos amigos, simpatizantes e futuros candidatos.

É importante ter em cada um de vocês um agente de mudança para um país e para um mundo melhor.

O PEV, um Partido de corpo inteiro, autónomo e independente, com ideias claras, livres e soberanas nas decisões que toma, ao compreender que os desafios do futuro e as opções de desenvolvimento têm que ser construídas com sustentabilidade ambiental e social, não se preocupa apenas com as questões ambientais e propõe-se tocar em outras áreas como, a economia, a cultura, a educação, a saúde, os direitos humanos e a justiça social.

É por tudo isto e por muito mais que nós, confiantes e seguros, apelamos a todos que continuem a participar com os Verdes dentro do quadro da nossa intervenção que quisemos activa e actuante, ouvindo a população, mantendo a preocupação com a qualidade de vida e a segurança das pessoas. Assim continuaremos todos juntos a organizar, a participar na vida colectiva do concelho, na do distrito de Setúbal, bem como na do país. Participaremos sempre com o mesmo desempenho na defesa sem tréguas de um mundo harmonioso, um mundo em que o engenho encontra a natureza para fazer de cada homem e de cada mulher um ser pleno e feliz. 

Antes de passar a palavra a Deputada Heloísa Apolónia, só queria fazer um agradecimento muito especial a todos que ao longo destes 20 Anos de Agir Local Têm estado sempre do nosso lado. Para vocês o nosso abraço maior.

Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário