quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

“OS VERDES” EMPENHADOS NA DEFESA DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO


O Partido Ecologista “Os Verdes” está solidário com a luta dos trabalhadores do sector ferroviário contra as medidas tomadas pelo Governo, no quadro do Orçamento de Estado, que irão contribuir para agravar a situação de crise económica e social vivida pelos trabalhadores deste sector e suas famílias.

O PEV considera ainda inaceitáveis as medidas anunciadas no Plano de Actividade e Orçamento da CP para 2011 que levarão ao despedimento de trabalhadores, à redução de postos de trabalho, ao aumento do custo do transporte para os utentes e à eliminação de inúmeros serviços prestados às populações. Medidas tomadas em nome das restrições orçamentais, mas que só visam desmantelar a Rede Ferroviária Nacional e preparar a privatização deste sector.

“Os Verdes” não têm dúvidas que estas medidas, caso venham a concretizar-se terão impactos sociais e ambientais gravíssimos, tanto a nível de emprego como a nível do agravamento das condições de vida dos utentes do transporte ferroviário, com o aumento dos títulos de transporte e do tempo que irão gastar em deslocações, tempo este, roubado à vida familiar, ao descanso e lazer. Contribuindo também para o aumento da factura energética, assim como para o agravamento da emissão de gases com efeito de estufa e da desertificação do interior.

Para o PEV, estas opções do Governo de abandono e desinvestimento no transporte ferroviário, vão ao arrepio do que seriam as necessidades do presente e do futuro, num momento de crise económica e ambiental profunda, onde os transportes públicos, nomeadamente o transporte ferroviário, deveriam ser um pilar fundamental de uma estratégia para um desenvolvimento que viria aliviar a factura energética, promover o emprego, facilitar a mobilidade e combater as assimetrias regionais.

Por todas estas razões, o Grupo Parlamentar “Os Verdes” vai promover na Assembleia da República, na Quarta Feira dia 26 de Janeiro, uma Interpelação ao Governo que visa permitir um debate de fundo sobre esta matéria. Apelamos aos trabalhadores do sector ferroviário e todas as suas organizações a assistirem a esta Interpelação.

Sem comentários:

Enviar um comentário