quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

“Os Verdes” repudiam e protestam contra a supressão de carreiras fluviais


O Partido Ecologista “Os Verdes” repudia e protesta veementemente contra a supressão, que se iniciou a 27 de Fevereiro, de carreiras fluviais da Transtejo e Soflusa.

Para o PEV, medidas de corte de carreiras como as que entram hoje em vigor na Transtejo e Soflusa, não resolvem o problema do défice das empresas, como o Governo quer fazer crer. Atingem isso sim, os trabalhadores das mesmas e os utilizadores dos transportes públicos, que veem diminuída a oferta de serviços, bem como a qualidade dos mesmos. Ainda, faz aumentar o tempo de deslocação dos utentes aos seus locais de trabalho, pela redução de oferta fora das horas de ponta, visto que nem todos se restringem a estes horários.

Para o PEV, esta estratégia do Governo de ataque aos transportes públicos visa preparar a privatização do sector, privatização esta que, tal como já se viu nas áreas já privatizadas do mesmo sector, não traz melhorias nem para os utentes, nem para os trabalhadores. No que diz respeito aos trabalhadores, a privatização levará à perda de direitos e de condições de trabalho. No que diz respeito aos utentes, levará ao aumento de tarifas e à perda de qualidade do serviço oferecido, como reduções de horários, zonas servidas, etc…

Tudo isto consubstancia um retrocesso na garantia de uma mobilidade ambientalmente sustentada e socialmente justa, perdendo o desenvolvimento do país, no seu todo.

Sem comentários:

Enviar um comentário