quinta-feira, 14 de outubro de 2010

(Eco)mobilidade - Artigo da "Contacto Verde"


(Eco)mobilidade

“Os Verdes” marcaram presença nas iniciativas desenvolvidas na nona edição da Semana Europeia da Mobilidade, na região de Setúbal, exigindo e promovendo mudanças necessárias.
“Uma boa política de transportes públicos pressupõe preços atractivos e justos, porque o preço do transporte é inquestionavelmente a variante com mais peso na decisão dos cidadãos, quando é necessário optar entre a utilização do transporte público ou da viatura particular”, defendeu o deputado ecologista José Luís Ferreira numa iniciativa de “Os Verdes” realizada na Moita no quadro da Semana Europeia da Mobilidade “Os Verdes”.
Nesta Semana Europeia da Mobilidade, “Os Verdes” estiveram envolvidos em variadas iniciativas e dinâmicas na região de Setúbal. As que se exigem e as que se estão a desenvolver.
Exigências necessárias“A mobilidade é um direito e o Governo deve investir forte no transporte público, em especial na ferrovia”, afirmou José Luís Ferreira, na Moita, prometendo a apresentação de diversas propostas em sede de Orçamento de Estado.
Jorge Taylor, dirigente nacional de “Os Verdes” e membro do colectivo regional de Setúbal, questionou, por sua vez, os constantes aumentos dos preços dos títulos de transportes, o facto de não haver uma aposta na frequência e na frota de carreiras e a falta de compatibilização dos horários entre as várias redes de transporte.
Jorge Taylor pôs em causa as medidas dos TST – Transportes Sul do Tejo que afectam quem se desloca diariamente entre a Moita e o Barreiro ou entre a Moita e o Montijo/Freeport, e que “em lugar de reforçar as carreiras neste percurso e compatibilizar os horários destas com os horários da ligação fluvial do Barreiro/Lisboa/Barreiro, deixa desprovidos de transportes públicos, os residentes deste concelho”, criticando em particular a frequência das carreiras no Verão.
“O Núcleo do Partido Ecologista “Os Verdes” da Moita, mais uma vez considera que os interesses económicos não podem estar permanentemente a frente dos interesses dos cidadãos e do ambiente e reclama: pela reposição de carreiras; pelo reforço da frequência de carreiras; pela compatibilização dos horários entre as operadoras, especialmente a ligação fluvial; pela renovação da frota, com aquisição de veículos amigos do ambiente; por preços socialmente justos nos títulos de transporte”, afirmou o dirigente nacional.
Planos, programas e redes
Já no âmbito das iniciativas realizadas no Barreiro, o vereador e membro de “Os Verdes” Rui Lopo defendeu: “Queremos que a mobilidade, os transportes, a mobilidade suave, as redes cicláveis e pedonais tenham uma bandeira no Barreiro.
Pretendemos também o reforço da manutenção e a melhoria dos TCB - Transportes Colectivos do Barreiro, para ampliarmos o seu serviço e a sua qualidade”.
Rui Lopo deu a conhecer na ocasião as actividades desenvolvidas e a realizar pela autarquia, como o Plano Intermunicipal de Mobilidade em concurso público e as iniciativas no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
A Ecotrocas, troca de lixo reciclável por títulos de transportes, uma exposição itinerante, bilhetes low cost nos TCB e o peddy-paper “A Pé para a Escola” destinado a crianças do ensino básico, foram algumas das actividades em que o Barreiro apostou.
Em Setúbal, o vereador do Urbanismo, Trânsito e Mobilidade Urbana e dirigente nacional de “Os Verdes”, André Martins marcou presença na apresentação da candidatura da autarquia ao programa RAMPA – Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade, desenvolvido pelo Programa Operacional Potencial Humano.André Martins, salientou a atribuição a Setúbal das bandeiras de prata e de ouro da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade Para Todos, no seguimento da realização de várias intervenções urbanísticas de melhoria da circulação pedonal na cidade.
A elaboração do Estudo de Mobilidade e Transportes, realizado no âmbito da revisão do Plano Director Municipal e cuja conclusão aguarda apenas orientações de algumas entidades reguladoras do sector, foi outra das diversas medidas destacadas.
Artigo retirado da Contacto Verde Nº 94

Sem comentários:

Enviar um comentário