segunda-feira, 11 de julho de 2011

“OS VERDES” CONGRATULAM-SE COM MANUTENÇÃO DA LIGAÇÃO PORTO-VIGO


Caso venha a confirmar-se a notícia vinda hoje a público na comunicação social, o Partido Ecologista “Os Verdes” congratula-se com a manutenção da linha ferroviária entre Porto e Vigo. No entanto, a solução encontrada, que passa por um acordo com a Renfe, acaba com o chamado serviço internacional e pode ser razão para vir a penalizar os utentes.

Para o PEV, que anunciou em primeira mão a intenção da CP de eliminar esta ligação, e que imediatamente questionou o governo, através de pergunta entregue na Assembleia da República, sobre esta matéria, o recuo na posição da CP só prova que esta decisão não tinha fundamento e que a mesma apenas traduzia a incapacidade de gestão desta administração, visto que basta conquistar 13 novos passageiros por cada viagem entre Porto e Vigo para que seja eliminado o défice apontado.

“Os Verdes” consideram ainda que o défice divulgado pela administração da CP em relação a linhas como esta, sustenta-se em dados duvidosos e estratégias deliberadas que mascaram o número real de passageiros através, nomeadamente, da inexistência de venda de bilhetes directos nas estações intermédias. Por outro lado, “Os Verdes” consideram que qualquer estratégia de combate ao défice das linhas ferroviárias deve passar por políticas de atracção de passageiros, criando condições de viagem mais atraentes (conforto, velocidade, adaptação de horários, etc…) e não pelo encerramento das mesmas.

“Os Verdes” consideram também que esta intenção da CP visava pressionar negativamente as decisões do governo em matéria de política ferroviária, dando sequência às medidas anunciadas na época de gestão do governo PS e eram extremamente lesivas para a mobilidade das populações locais e para a promoção do turismo nesta região transfronteiriça.

“Os Verdes” saúdam ainda a reacção dos utentes desta linha e das associações de defesa de caminhos-de-ferro face ao anúncio do cancelamento, reacção essa que constituiu um contributo valioso para a inversão da decisão.

O PEV relembra que no próximo dia 26 de Julho, terça-feira, vai promover uma Audição Pública Parlamentar que visa ouvir utilizadores, trabalhadores do sector, autarcas, especialistas, defensores e interessados no transporte público ferroviário, sobre os impactos decorrentes da possibilidade do encerramento de linhas e de serviços, e da privatização de outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário