quarta-feira, 13 de julho de 2011

PROPOR COM O PEV MELHOR TRANSPORTE FERROVIÁRIO


No próximo dia 26 de Junho, o PEV irá promover, na Assembleia da Republica, uma audição pública sobre o transporte ferroviário.

Esta audição destina-se a todos aqueles que valorizam a importância da ferrovia e vêem nela um potencial de desenvolvimento do país, quer na sua componente de mobilidade dos cidadãos, quer no combate às alterações climáticas, quer na coesão territorial que as vias ferroviárias podem proporcionar.

Esta audição visa reforçar propostas e argumentos para chamar à razão aqueles que, Governo após Governo, liquidam o sector ferroviário.

Este Governo não é excepção! Inscreveu no seu programa a intenção de redimensionar a rede ferroviária nacional. Logo no primeiro debate ocorrido no Parlamento, os Verdes questionaram o Primeiro Ministro sobre o significado desta expressão tão lacónica e abstracta. A resposta foi preocupante. Sobre a intensificação e alargamento da rede, nada, absolutamente nada! Sobre a redução da rede, seguindo a lógica que se vive desde os anos oitenta, com o encerramento de centenas de linhas, ramais e estações ferroviárias, ficou uma imensa abertura, fruto de um silêncio quase clarividente.

Aquilo que acabou por ficar mais perceptível, de resto em vários sectores estratégicos para o país, incluindo o sector ferroviário, foi uma fúria de privatizações, que levará as empresas a gerir ainda mais os transportes em função da sua rentabilidade e não das necessidades das populações que, em abono da verdade, são a verdadeira essência de qualquer serviço público. A ser assim, seremos todos nós, a pagar o preço da privatização, com supressão de horários e encerramentos a galope ao sabor dos critérios das empresas gestoras e, claro, preços dos títulos de transporte a subir a pique para pagar défices de prestação de serviços.

Enquanto nos vão popondo que percamos serviços e direitos essenciais, enquanto nos vão propondo que paguemos mais e mais uma crise que não geramos... há sempre quem lucre por nós... e são sempre os mesmos!

"Os Verdes" querem propor alternativas.... construa uma delas, connosco, no próximo dia 26 de Julho, na audição que acima lhe propomos.

Artigo da Deputada do Partido Ecologista "Os Verdes", Heloísa Apolónia, para o Jornal do Barreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário