segunda-feira, 25 de julho de 2011

“OS VERDES” SOLIDÁRIOS COM TRABALHADORES DOS ESTALEIROS NAVAIS DO MONDEGO

O Partido Ecologista “Os Verdes” participou na reunião Plenária dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais do Mondego.

Neste momento difícil de 70 anos de história dos Estaleiros Navais do Mondego, em que se encontram em processo de insolvência, “Os Verdes” apresentam a sua solidariedade para com os trabalhadores e suas famílias, trabalhadores que estão a atravessar grandes dificuldades, vivendo na incerteza do futuro desta unidade de produção.

A indústria de reparação e construção naval tem vindo a decrescer, não só na Figueira da Foz como também a nível nacional, fruto de políticas erradas dos sucessivos governos que não encararam o mar e o nosso tecido produtivo como um sector estratégico para a sustentabilidade económica do país.

Para “Os Verdes”, o crescente mediatismo aquando das campanhas eleitorais de elementos do actual governo e do Sr. Presidente da República, em torno da produção nacional e da aposta no mar, não pode traduzir-se apenas em palavras ocas, mas sim em acções concretas que defendam a produção nacional e, consequentemente, os trabalhadores.

A recente mudança de nome de Ministério da Agricultura e das Pescas para Agricultura e Mar não pode ser apenas uma acção de charme, mas incidir em políticas claras, que fomentem as actividades económicas relacionadas com o mar, nomeadamente o sector das pescas e a indústria naval.

Caso se verifique o encerramento deste estaleiro e a deslocalização da produção para Huelva, esta poderá ser a machadada final na nossa indústria pesqueira, perdendo-se também mão-de-obra especializada e qualificada. Segundo os trabalhadores, o Estaleiro do Mondego tem todas as condições para estar em funcionamento.

“Os Verdes” consideram que deve haver uma rápida intervenção do Governo na defesa dos Estaleiros Navais do Mondego para que se possa revitalizar a indústria naval, contribuindo para a defesa das nossas pescas e das dezenas de trabalhadores especializados e qualificados deste estaleiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário